sexta-feira, 8 de abril de 2011

TCC é coisa do passado! Pelo menos pelo próximo ano...

Enfim, todas nós terminamos as apresentações das monografias. Depois de muito esperar, hoje foi a vez de Lorena e Jamile. É, sempre tem que acontecer algo, né? Mas o que importa é que mesmo com toda a demora e o stress que isso causa a qualquer ser humano, elas conseguiram! Parabéns, meninas!!

Depois de dramas dignos de novela mexicana, depois de quase desistencias, depois de banca marcada e desmarcada, depois de todo aquele processo que só elas duas sabem viver, agora elas estão livres e se juntaram a nós. Por vários momentos rimos nas bancas de hoje e vimos que as duas, por mais que se desmereçam, sabiam muito bem - quer dizer, nem tanto, né Jami? - o que queriam e o que iam falar. Meninas inteligentes e que terão um futuro marcado pelo sucesso, mas que antes disso precisam sofrer um pouco...

TCC não vai ser assunto pelo menos no próximo período de um ano. Isso porque somos meninas estudiosas e as especializações virão por aí... Cada uma numa especialidade da Educação para dar vida ao empreendimento de sucesso que estamos criando.

Agora é esperar a Solenidade de Colação de Grau no dia 29 de maio. Tá pertinho! Daqui a pouco seremos Pedagogas com direito a anel, cerimônia solene, canudo, apalusos e tudo mais que temos direito depois de passar esses anos todos na universidade.

Com a finalização desse ciclo fica aquela incerteza: como será agora? Cada uma seguirá seu rumo, é claro, mas como fica a amizade formada e fortalecida ao longo desse tempo?

Para mim tem sido o mesmo que terminar um namoro de anos. Hoje fiquei olhando para as meninas, elas nem perceberam, mas fiquei pensando que, inevitavelmente, ficaremos dias e dias sem nos ver. É claro que isso não diminui e nem altera nada, mas a falta dessa convivência vai incomodar, vai fazer apertar o peito. Não é assim que a gente se sente quando rompe um relacionamento onde ainda há amor? Angustiada, tristonha... Até que você se acostuma.

Mas é claro que, diferente de um namoro, a relação de amizade não permite que o costume com a distância acabe com o amor e a admiração que sentimos.

Hoje talvez tenha sido a ultima vez em que estivemos todas juntas na UNEB como alunas. Todas iremos voltar lá, mas agora não temos motivos para voltarmos juntas, entrar na sala, esperar os professores chegarem, passearmos nos intervalos, apurarmos os acontecimentos, enfim, aquela rotina acabou. De agora em diante, nos encontraremos em Happy Hours, em palestras e cursos, na pós... Futuramente voltaremos, mas dessa vez como docentes.

É, só agora estou me dando conta...

Laís

domingo, 3 de abril de 2011

O Casamento de Michele e Rafael

"De todo o meu coração quero pedir, que Deus possa vir morar em tua vida.
Que te guarde ao entrares ou saíres de qualquer lugar,
proteja o que é teu, te faça crescer e prosperar..."

Uma noite linda, assim foi o casamento de Michele. É, agora ela é esposa de Rafael e se tornou uma Rosado Costa, como ela mesmo gosta de dizer. A primeira integrante do BOPE que se casou e que emocionou a todas nós com a linda cerimônia realizada sábado a noite, no Petroclube.

Chegamos ainda cedo, quer dizer, chegamos meia hora depois do horário impresso no convite. A noiva chegou cerca de mais de duas horas depois. É claro que não estranhamos, Naiane é campeã em atrasos, foram quase quatro anos esperando o final da aula pra ver ela chegar. Mas no quesito amor, ela ultrapassou todas nós.

Que cerimônia linda. Estava tudo lindo, para falar a verdade. A delicadeza das flores, as cores escolhidas, todos os detalhes nos davam a sensação de tranquilidade, de serenidade, de um momento mágico mesmo.

Depois de algum tempo, chegou o momento dos noivos e padrinhos caminharem sobre o tapete até o altar. Primeiro o noivo, alegre e emocionado. Em seguida os padrinhos, todos radiantes. As daminhas, os pajens, todos foram esperar a nossa Michele no altar. E lá estava ela, linda, toda de branco, ao lado do seu herói. Felicidade e emoção foi o que vimos nos olhos dela. Lindamente ela veio caminhando e naquela hora a gente sentiu junto com ela a felicidade que é encontrar o amor da sua vida e, vestida de noiva, marcar esse amor para sempre.


Quando nos viu ela não pôde deixar de escapar um sorriso e falar "Meu Bope!". É, Michele, nós estávamos lá com você, compartilhando da sua alegria e pedindo a Deus que Ele ilumine e proteja sempre os passos seus, de Rafael e dos filhos que chegarão.


No altar, a noiva foi entregue ao homem com quem viverá os dias mais lindos da sua vida. O pastor realizou uma cerimônia lindíssima, não teve quem não se sentisse tocado ou emocionado com aquelas palavras maravilhosas. Antes das alianças, uma mulher com uma voz divina nos deu o prazer de ouvir uma música belíssima cantada por ela - Quero Pedir/ Darlene Lima. E foi lindo ver as lágrimas dos dois, lágrimas de felicidade, de realização, de amor. É, o amor existe sim e é grande, mágico, lindo e encantador.


Depois da troca de alianças e do compromisso firmado entre eles e Deus, um beijo selou a união e os dois se tornaram um só. Hoje, Michele e Rafael, são um do outro e poderão, juntos, construir uma vida de felicidade na base do amor, da confiança e da proteção e luz Divinas.


Amiga, seja feliz! Que seu bebê chegue e traga ainda mais amor e luz para a vida de vocês dois. Que você e Rafael tenham sabedoria para seguirem caminhando juntos. Que todos os sonhos e planos se realizem! Que Deus abençoe o lar da família que vocês estão construindo! Nunca esqueça que estamos aqui e que, de todo o nosso coração, desejamos a vocês toda a felicidade do mundo!

Te amamos!

... Que seja o teu viver só do Senhor, que possas com tuas palavras falar de amor.
Mas se peço pra Deus te guardar, preciso também te dizer, permite que Deus
transforme teu viver, pra que viva sem medo e sem culpa, pra que enconstres a
paz do Senhor sem perder a esperança de ver Jesus voltar. Eu peço pra deus te
guardar, mas preciso também te dizer: permite que Deus transforme teu viver."

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Repaginada!

Durante todos esses quatro anos muito mentirosos, pois na verdade foram 3 anos e 7 meses o BOPE viveu muitas e muitas emoções, foram tantas que são incontáveis. Como em todo grupo, nós sorrimos, choramos, brigamos, cantamos, fizemos as pazes, brigamos de novo, falamos até de nós mesmas e principalmente dos outros, mas enfim... Foram todos momentos únicos e inesquecíveis!

Nessa caminhada, alguns integrantes pediram pra sair, outros pra entrar e aquele BOPE enorme hoje se resume àqueles que verdadeiramente captaram a sua essência: ser feliz até nas desgraças da vida! Para nós, nunca teve tempo ruim, nota ruim, trabalho ruim, dia ruim. A gente sempre soube, de uma forma ou de outra, se sair muito bem das adversidades. É claro que para isso a gente nunca inventou doença, mentiu, fingiu não estar na faculdade e essas coisas todas que a gente sabe que alguns seres exóticos faziam enquanto achavam que estamos comendo o H. Mas, como diz nossa Tenente 02, nós odiamos sopa de letrinhas!

Ficamos conhecidas e temos muito a agradecer à equipe de publicidade que fez propaganda gratuita para nós e fez aquele departamento rir das piadas e histórias mais engraçadas que invetávamos nas nossas mentes brilhantes. Ninguém conseguia acreditar que aquelas coisas todas poderiam ter saído da cabeça de alguém, nem nós mesmas, mas criatividade é o que não falta nesse Brasil!

É, meu BOPE, causamos um reboliço daqueles no Departamento. A sala dos professores viva cheia dos nossos nomes, os corredores também. Acho que ninguém nunca entendeu de onde vinha tanta irreverência e alegria. Na verdade, ninguém entende que viver sorrindo é melhor do que se prender aos complexos e as histórias dolorosas de vida, aos preconceitos arraigados na própria personalidade e a um ideal furado de perfeição.

Nós nunca tivemos a pretensão de parecermos superiores, melhores. Nós nunca quisemos apresentar os melhores trabalhos e ser sempre elogiadas pelos professores, até porque a nossa auto estima sempre foi alta o suficiente para sabermos da nossa capacidade. Temos certeza que seremos mais lembradas pela nossa alegria, pelo nosso jeito "despreocupado" de ser, pelas bobagens que nunca tivemos... Muito mais do que aqueles que nos julgavam menininhas do papai e da mamãe, que não sabiam o que era dificuldade na vida. Sabíamos sim e continuamos sabendo, o que muda é a nossa forma doce e leve de ver a vida. E eu acho que isso tudo causa é muita inveja e dor-de-cotovelo.

E nessa história toda, nos juntamos às Maucas. Meninas alegres e divertidas como nós, que acreditam que é muito melhor viver bem longe desse mundo totalmente exótico. E isso ainda vai render bons frutos...

Por isso, resolvi dar uma repaginada no Blog. Primeiro, para dar as boas-vindas as Maucas também aqui e dizer que elas são tão Bopeanas quanto nós e nós somos tão Maucas quanto elas. Como diz nossa querida Badaró, "esse grupinho anda todo um dentro do outro"! Em segundo lugar, a nova cara do Blog serve para marcar esse momento de transição, de mudança que se passa em nossas vidas: estamos nos formando. Em terceiro lugar, para nos parabenizar pela finalização dos TCC's!

E para não perder o costume: Somos mara!